quarta-feira, 7 de maio de 2008

Esses dias eu fui pra um restaurante que tinha uma fachada esquisita. Não lembro o nome, lembro apenas do slogan chamativo: "o melhor atendimento, sem hipocrisia". Tive que conferir esse estranho diferencial.

Notei como havia pouca gente e me sentei perto da janela, para ver o movimento. Lembro que os garçons demoravam um pouco a atender... mas cumpriam com o prometido. Depois de uns minutos de espera, surgia um deles.

- Bom dia, senhor, como estás?
- Estou bem. Estou conhecendo a cidade, nunca havia passado por aqui antes..
- Ok, ok, não é tão difícil assim perceber quando uma pergunta é retórica e quando não é. O senhor vai querer tomar algo ou não?
- Como é?
- Ok, senhor, vou explicar. O senhor leu o que está escrito na fachada? "O melhor atendimento, sem hipocrisia". Acho que o nosso intuito está bem claro.
- Mas um mínimo de consideraç...
- Que se dane, não tô por te atender. Se quiser alguma bebida me chama.

Fiquei ali uns segundos pensando no que que era aquilo, que absurdo! Mesmo assim... Fazer o que, eu já estava ali dentro mesmo, e como sou brasileiro... Sabe como é.

- Tá, tu, volta aqui. Eu quero uma Coca sem limão.
- Já vai. Meu colega tá mal por causa da esposa dele.
- Caguei, porra, eu tô pagando, teu amigo que espere!
- Tu não tem consideração nenhuma não? Já falei pra esperar.
- Eu tô vendo que tu é quem não tem consideração nenhuma. É só porque tu não me conhece, tenho certeza. Se eu fosse teu amigo, certamente seria bem atendido nesse muquifo.
- Eu já falei que não vou agora e que não tô com saco pra te aturar, então a menos que tu traga tua mãe pra chupar a minha pica pra eu te atender desse jeito de bicha aí, tu vai sentar e esperar, entendeu?

Boa educação não é hipocrisia.

5 comentários:

rcrd disse...

É difícil tratar de educação/hipocrisia quando se fala de um funcionário... Afinal, ele não está ali por vontade própria, ele é pago por isso. Num local sem hipocrisia, o chefe demitiria seus empregados incompetentes sem desculpas esfarrapadas.

Mesmo assim, foi um ótimo exemplo pra diferenciar hipocrisia de educação. Eu mesmo não tinha parado pra pensar o quanto podem ser confundidos.

Manoela disse...

Defina hipocrisia.

R. Cypriano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
----------------------- disse...

Muito bom!!!!!!!

E não é pra puxar o saco!
(nem hipocrisia... muito menos troca de favores... heheh)

Unknown disse...

Primeiro, ninguem vai a um restaurante e fala com o garçon, a menos que o coheça.
O garçon ta mais que certo, o mal educdo foi o cliente que chamou o garçon e não quis esperar.
O cliente chegou apurrinhando o garçon.
Certo que hipocrisia é diferente de mal educado, mas nessa historia os dois estão errados.